NOVO GAMA - GO
POSTADO EM 30/07/2018 EM Educação
PRESIDENTE DA APAE LUNABEL RECEBE HOMENAGEM PELO ESTADO

Homenageada pelo estado, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Gama (APAE), Maria Helena Paulo, recebeu medalha de honra ao mérito, certificado e moção de aplausos, por promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e também pelo pioneirismo e sensibilidade com o trabalho desenvolvido na instituição.

 

“Essa condecoração evidencia o resultado de um trabalho exercido há décadas. Então, representa uma satisfação profissional e uma conquista para a instituição”, agradeceu Maria Helena. Para ela, é gratificante fazer parte da equipe. “Me sinto grata por tentar fazer a diferença para os alunos e também por representar o município diante de autoridades estaduais”, disse.

 

Na manhã de hoje (30), a prefeita Sônia Chaves (PSDB), convocou uma reunião no gabinete junto com Maria, para alinhar os próximos passos da APAE. “Atender os alunos com mais qualidade pedagógica, ampliar o espaço para acolhimento, e atender mais pessoas”, apontou, a presidente. O secretário de Ação Social, José Pacífico, também participou do encontro.

 

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Inaugurada em abril, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Gama (APAE), fica localizada em Lunabel. Lá, são oferecidos atendimentos educacionais, sociais e de saúde, como serviços de odontologia, estimulação precoce, fisioterapia e terapia, para pessoas com deficiência. Aproximadamente 152 alunos já estão matriculados na instituição.

 

“O nosso objetivo é desenvolver habilidades com esses meninos para inseri-los no mercado de trabalho e, claro, oferecer todo o suporte necessário”, afirma Maria. “Aqui em Novo Gama não tinha outra unidade que ofertasse esse tipo de atendimento, e depois de tantos desafios conseguimos inaugurar essa instituição”, revela.

E para explorar ainda mais as habilidades dos alunos, no quintal da APAE, foram feitas duas horta. Uma escolar: com Couve, Coentro, Alface, Espinafre, Beterraba, Cebolinha, Erva Cidreira, Brócolis e Pimenta Agrião. E, outra medicinal: com hortelã, alecrim, Folha Santa, Açafrão, Capim Santo, Salsinha, Babosa, Poejo, Boldo, Manjericão e Malva do Reino.

 

Lá, tudo o que é plantado, vira refeição. E, de quebra, os alunos ainda são ensinados a cuidar do espaço verde e a se alimentar com alimentos saudáveis.

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA