NOVO GAMA - GO
POSTADO EM 22/03/2019 EM Ação Social
INAUGURAÇÃO DO POLO DE MARCENARIA PROFESSOR PAULO ROCHA

Para capacitar a população a novas oportunidades de emprego e valorizar a produção artística de nossa cidade, a Secretaria Municipal de Ação Social, pela Prefeitura de Novo Gama, inaugurou nesta sexta-feira (22), no Lunabel, o Polo de Marcenaria Paulo Rocha.

 

Durante a inauguração, estiveram presentes a Prefeita Sônia Chaves, diversos secretários e secretárias municipais, representantes do SENAI Goiás e também muitos moradores que foram prestigiar o evento e se inteirar da novidade.

 

O Polo, que fica no Centro Comunitário Ofir Mulato (Área espacial 3 - A quadra 33 Lunabel), foi uma parceria com o SENAI FIEG (Faculdade SENAI Roberto Mange) e será um centro de formação que abrangerá diversos temas da marcenaria em cursos gratuitos realizados nos períodos matutino e vespertino com turmas de até 16 alunos.

 

Sônia Chaves destacou o valor da capacitação, “muitas vezes, as pessoas buscam maneiras de sustentar suas famílias, mas elas não têm a qualificação necessária. Essa é justamente a oportunidade que estamos trazendo para a nossa cidade. Proporcionar à população o conteúdo ministrado por profissionais especializados”, afirmou a gestora.

 

Também acompanharam a inauguração, a Diretora do SENAI FIEG, Misclay Marjorie, e o Diretor Regional do SENAI Goiás, Paulo Vargas. Este último destacou a qualidade do curso, “aqueles e aquelas que se formam pelo SENAI, saem daqui com uma base sólida que não se refere apenas às suas atividades, mas também sobre a formação de um cidadão mais consciente acerca da ética e postura em seu trabalho”, pontou Vargas.

 

O Vice-Prefeito Belmiro Teixeira, a Prefeita Sônia Chaves, o Diretor Regional do SENAI Goiás, Paulo Vargas, e a diretora da Faculdade SENAI Roberto Mange, Misclay Marjorie. 

 

Durante a sua fala na abertura do evento, Misclay ressaltou como o Novo Gama tem a maior porcentagem de concluintes das formações do SENAI e destacou como estas são importantes tanto para homens quanto para mulheres, “nós temos que nos conscientizar de que, como mulheres, podemos sim nos aperfeiçoar no que quisermos, seja num curso de costureira, seja neste curso de marcenaria”, afirmou a diretora.

 

Além dos representantes do Poder Público e do SENAI, também participaram da ocasião Samuel Mendes, Diretor Executivo da Associação Comercial de Novo Gama e Edir Dias, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A capacitação oferecerá mais mão de obra qualificada ao município e isso beneficiará diretamente a economia de nossa cidade. 

 

 

 

Parceria para além da Marcenaria

 

Ao chegar no Polo Professor Paulo Rocha, a população encontrou um salão com diversas máquinas onde serão as aulas práticas e também uma sala com cadeiras para as partes teóricas do curso. Tudo estava muito limpo e bem cuidado, como contou Iraídes Costa, coordenadora do curso, “tudo aqui é para alunos e alunas da Marcenaria. Eles são os maiores beneficiados e cabe também a eles a preservação do patrimônio da comunidade”, disse ela.

 

O maquinário, que tem o valor de cerca de R$4 milhões, foi trazido ainda em fevereiro da Faculdade SENAI Roberto Mange, em Anápolis. As aulas serão ministradas pelo Instrutor Tacilio Cordeiro, também formado pela instituição pela qual hoje ele atua.

 

O Polo de Marcenaria é a segunda parceria do SENAI Goiás com a Prefeitura Municipal de Novo Gama. Desde 2017, são realizados cursos de Costura Industrial e Modelagem no Centro de Formação de Costureiras Dona Nica Senai/Cooperativa (Quadra 504 Lote 15 – Pedregal), que já formou gratuitamente mais de 300 pessoas (clique aqui e confira a última formatura).

 

Andrea Andahur, se formou no curso de modelagem e conversou um pouco sobre a sua experiência com a qualificação do SENAI, “eu venho lá de Valparaíso para assistir às aulas no Novo Gama, em minha cidade não temos essa oportunidade. O curso que fiz foi excelente e esse também será porque, nós, como mulheres, podemos nos sentir capazes de nos aprimorarmos em nossos conhecimentos e podermos também trazer o sustento de nossas famílias”, afirmou ela.

 

O Polo de Marcenaria não será a última parceria entre o SENAI e a Prefeitura. Futuramente, estão previstas formações de Educação à Distância (EAD) nas áreas de Arquitetura, Educação, Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Meio Ambiente.

 

 

 

Nome Significativo

 

 

O Polo de Marcenaria Paulo Rocha recebeu este nome em um gesto simbólico que representasse o detentor desta alcunha e tudo o que ele significou para a cidade. Como professor, foi um grande sábio das ciências exatas, mais especificamente da matemática, cativando a todos com o seu carisma e comunicação. Como administrador, foi vice-prefeito na gestão Doka (2008 – 2012), deixando a sua marca em toda a cidade. Morto no início deste ano, além de muitas saudades, também deixou a cada morador um pouco do seu legado. O seu irmão e a sua viúva estiveram presentes na inauguração e acompanharam, no rosto de cada pessoa que participou daquele momento, tudo o que significou a expressão do Professor Paulo Rocha.

 

 

 

Inscrições

 

As inscrições estão abertas durante todo o ano e são organizadas de acordo com a ordem de solicitação. Assim que o candidato ou candidata informar o seu interesse, seu nome ficará na base de dados do programa e os organizadores entrarão em contato quando iniciarem as capacitações. São necessárias as cópias dos seguintes documentos:

  •   RG;
  •   CPF;
  •   Declaração de Escolaridade;
  •   Comprovante de Residência atualizado;
  •   Título de Eleitor

 

 

Confira abaixo a galeria de fotos!

 

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura de Novo Gama. 

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA