POSTADO EM 12/04/2019 EM Saúde
EQUIPES DA MOBILIZAÇÃO GOIÁS CONTRA O AEDES VISITAM MAIS DE 1500 IMÓVEIS

A Prefeitura Municipal de Novo Gama, por meio da Secretaria de Saúde nas equipes da Vigilância Epidemiológica e em conjunto com a Funasa, realizou na última quarta-feira (10) a “Mobilização Goiás Contra o Aedes” no Posto de Saúde próximo ao CAIC do Pedregal.

Foram visitados cerca 1557 imóveis, sendo que 1263 destes receberam a atuação dos agentes de saúde (294 casas estavam fechadas ou não atenderam a equipe). Foram encontradas 12 residências com focos de dengue, onde foram realizados os procedimentos necessários para o para eliminar as larvas.

Esta ação acontece mensalmente e sua proposta é realizar uma forte mobilização de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, que hoje não transmite apenas a dengue, mas também o vírus que provoca a Febre Chikungunya e o Zika Vírus.

Devido ao período chuvoso e o clima quente, o nosso ambiente está mais propícia à proliferação do mosquito. No entanto, a recomendação é não se descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. As equipes vão mobilizar toda a cidade contra o Aedes e fazer um alerta orientando os moradores sobre os cuidados a serem tomados.

Estiveram presentes na ação os Agentes de Combate a Endemias (ACE), o pessoal da FUNASA, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros e técnicos, totalizando uma equipe de 64 profissionais.

Será realizada também a visita de imóveis particulares abandonados. A Secretaria de Saúde reforça o pedido aos moradores para que ajudem a eliminar focos do mosquito. Água acumulada em canos e até em troncos de árvores podem servir de criadouros.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama.