POSTADO EM 27/04/2019 EM Administração
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Foi realizada na manhã da última quarta-feira (24), no saguão da Prefeitura Municipal de Novo Gama, a Audiência Pública sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na ocasião, foram apresentados os dados e índices de onde foram aplicados os recursos do município.

Durante o período exposto, o 3º Quadrimestre de 2018, foi destacada a forma como foram utilizadas as finanças geridas pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças, podendo ser concluído que o município não se encontrou em débito naquele período, mantendo uma boa estabilidade econômica.

Estiveram presentes secretários municipais, representantes dos conselhos de nossa cidade e ainda alguns moradores. Durante a audiência, foram apresentados gráficos e vídeos explicando como funcionam e quais são as finalidades da LRF.

A Secretária da pasta, Ediane Alcântara, destacou a gestão transparente do município e que qualquer cidadão pode solicitar informações sobre a aplicação do dinheiro público, tanto pelo Portão da Transparência, quanto indo pessoalmente à Prefeitura Municipal de Novo Gama.

Logo em seguida, o espaço foi aberto para um debate em que os presentes pudessem participar sanar suas dúvidas do que foi apresentado. A Audiência é um importante momento para que a população possa acompanhar, democraticamente, como estão sendo utilizados os recursos públicos.

LRF

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. Conheça mais sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal clicando aqui.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama.