POSTADO EM 03/06/2019 EM Ação Social
PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL

O Brasil é um país de uma vasta diversidade étnica. Dos mais de 205 milhões de brasileiros e brasileiras, cerca de 55% (aproximadamente 113 milhões) se autodeclararam negros ou pardos no senso de 2016. No entanto, mesmo fazendo parte desta maioria, dados do IBGE demonstram que brancos ganham, em média, R$1.200,00 a mais que negros.

Esta realidade mostra a importância de políticas públicas que atuem diretamente para reduzir a disparidade entre raças. Com este objetivo, foi realizada na última sexta-feira (31 de maio), na Secretaria Municipal de Ação Social, a posse dos membros do Conselho de Promoção à Igualdade Racial.

O recém-empossado presidente do conselho, Adaildo Lopes, conduziu a cerimônia que contou com a presença do Secretário José Pacífico Neto. A iniciativa foi promovida pela Diretoria de Igualdade Racial em parceria à Secretaria Municipal de Ação Social pela Prefeitura de Novo Gama, conforme a Lei Municipal nº1.643/2018.

Participaram ainda, personalidades importantes do estado de Goiás na luta da causa negra, como a Superintendente do Direito da Mulher e de Igualdade Racial de Goiás, Rafaela Tavares, o Coordenador de Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia, João Batista Ribeiro, o Coordenador e Diretor da Anemia Falciforme, João Ivan.

Estiveram presentes ainda o João Batista coordenadoria de Igualdade Racial Aparecida de Goiânia, Rosilene Guimarães, Superidente Estadual da Mulher da Igualdade Racial de Goiânia, Maicon Feliz Conselheiro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselhode Defesa do Direito dos Negros do DF.

Conselho

Foram empossadas na última sexta-feira, os seguintes membros do Conselho:

• Secretaria Municipal de Ação Social;
    • Titulares: Adaildo Lopes dos Santos;
    • Suplente: Wagner Amaral de Souza;
      • Titular: Gabriela Almeida;
      • Suplente: Edna dos Santos da Silva.
  • Secretaria Municipal de Educação:
    • Titular: Janikele Maria.
  • Secretaria Municipal de Saúde:
    • Titular: Dinaiane Melo da Silva;
    • Suplente: Adriana Conceição da Silva;
  • Instituições Privadas
    •  Instituição de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente:
      • Titular: Francisco da Silva Lima Neto;
      • Suplente: Ranieri Gonçalves.
    • Ilê Omin Asé Ogun Onirê
      •  Titular: Elenice de Cássia Silva;
      • Suplente: Ezequias Soares de Andrade.
    • Ylê Ashe Afro-Cultural Estrela Guia:
      • Francimar Pereira da Silva;
      • Iraci de Fátima Santos.
    • Associação Senhor do Bonfim:
      • Laudicéia Teixeira;
      • Edicarlos de Jesus Reis.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura de Novo Gama.