POSTADO EM 07/06/2021 EM Saúde
PREFEITURA REALIZA CAPTURA DE ESCORPIÕES NO MUNICÍPIO

O Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde o dia 01 de maio uma ação de captura noturna de escorpiões nunca feita em Novo Gama. Em um mês já foram capturados 71 escorpiões na cidade. A medida visa combater e impedir a proliferação de escorpiões e produzir soro antiescorpiônico para as Unidades de Saúde do nosso município.

A busca por escorpiões ocorre durante a noite por ser mais fácil encontrar os escorpiões. Além de ter hábitos noturnos, a substância presente na pele dele reflete num tom fluorescente ao ser exposta à luz negra das lanternas especificas utilizadas pelos agentes de endemias.

As pessoas picadas por escorpião precisam ser tratadas com soro antiescorpiônico. Por não haver esse medicamento no nosso município, os moradores tem que procurar atendimento médico em outras cidades. Isso não será mais um problema. Todos os escorpiões capturados serão encaminhados para o Laboratório de Saúde Pública - LACEN GOIÁS, para a produção de soro antiescorpiônico para o tratamento dos moradores do Novo Gama.

A coordenadora do núcleo de Endemias, Márcia da Silva Oliveira, diz que a orientação para a comunidade é que mantenha o ambiente de casa limpo, sem acúmulo de lixo e entulhos. Caso encontre um escorpião, a pessoa pode capturá-lo, colocar em um vidro com álcool e levar até a unidade de vigilância sanitária, ou comunicar o aparecimento. Em caso de picada, procure um hospital mais próximo para tomar o soro antiescorpiônico contra o veneno.

O Prefeito Carlinhos do Mangão parabeniza a equipe de endemias pelo excelente trabalho desenvolvido, uma ação inédita no município. “Mesmo diante da pandemia, os demais trabalhos de saúde pública para os nossos munícipes, serão realizados constantemente”, conclui Mangão.