NOVO GAMA - GO
POSTADO EM 16/03/2018 EM Administração
17 ADOLESCENTES COMEMORAM O INGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO POR MEIO DO PROGRAMA JOVEM CIDADÃO EM NOVO GAMA

A Secretaria de Assistência Social de Novo Gama realizou uma cerimônia no gabinete parlamentar para anunciar a contratação de 17 novos Jovens Cidadãos. O programa estadual visa inserir alunos ao mercado de trabalho. A partir de agora, estes adolescentes são funcionários de carteira assinada da prefeitura municipal e vão receber meio salário mínimo, aproximadamente R$ 468,50 reais. Durante a assinatura de contrato, pais e alunos se emocionaram com a conquista.


“Meu filho ficou um ano na fila de espera para conseguir esse emprego. Falei para ele que ‘o que tiver de ser será’, e agora deu certo”, comemora a mãe Samara Raquel Ferreira. O filho dela, Bruno Alves, diz se sentir realizado por ter sido selecionado no projeto. “Estou muito animado para começar a trabalhar”.


Para não perder o benefício, será necessário conciliar trabalho e estudos, sem prejudicar ambas as atividades. “Aqui a escola e o emprego devem caminhar juntos. É preciso estudar e ter notas boas, caso contrário, o jovem será descredenciado do projeto”, afirma a prefeita Sônia Chaves (PSDB).


Durante a cerimônia, a coordenadora de Assistência Social, Alvani Pompeu ressaltou a importância dos jovens cumprirem com seriedade o compromisso profissional. “Aproveitem a oportunidade do primeiro emprego, vocês foram privilegiados, então deem valor a essa chance”, alerta.

 

 

“Tenho certeza que desse grupo de jovens vão surgir pessoas intelectuais. Quem sabe se tornem um próximo médico, juiz, promotor, advogado ou prefeito, digo isso porque vocês estão agarrando a oportunidade”, acredita Sônia. “Quero dar as boas vindas e desejar bom trabalho. Me coloco a disposição de vocês”, frisa a prefeita.


Serviço:

O Programa Jovem Cidadão tomou sua forma atual em 2001, com a promulgação da Lei 10.097 de Dezembro de 2000, Lei do menor aprendiz, que definiu as regras e parâmetros legais para o trabalho formal de jovens de 14 a 18 anos incompletos. Na gestão, do então Governador Marconi Perillo, o programa, que já existia em menores proporções, teve seu número de vagas ampliado e sua estrutura sistematizada. O programa passou a atender jovens de toda Goiânia e região metropolitana. Hoje o programa conta com 3.624 vagas e atende 246 municípios de todo o Estado de Goiás.

 

Quais são os requisitos?

  • O adolescente deve possuir idade entre 14 e 18 anos (idade limite para inclusão: 17 anos e três meses, para permitir um melhor aproveitamento);

 

  • Estar devidamente matriculado e possuir freqüência mensal em unidade regular de ensino ou ter concluído o Ensino Médio;

 

  • Ter renda familiar até 2 salários mínimos;

 

  • Estar o adolescente sujeito à medida sócio-educativa ou de proteção (este é alternativo ao critério da renda familiar).

 

Inscrições:

Quem se interessar em participar do projeto ligue para o telefone (62) 3201-8627 ou acesse o site http://jovemcidadao.go.gov.br/. E para mais informações consultes os agentes pelo email: jovemcidadaogoias@gmail.com.

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA