POSTADO EM 09/07/2018 EM Educação
CONCLUSÃO DE CURSO EMOCIONA FAMILIARES

Emocionados, familiares de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) receberam o diploma de conclusão da educação básica, em nome do discente. A cerimônia ocorreu nesta semana, na Secretaria Municipal de Educação. “Enfrentamos muitas barreiras, mas não desistimos de lutar. Essa é uma vitória”, reconheceu a mãe, Valdirene Gouveia, de 43 anos.

“Eles estudaram por três meses, e, em seguida fizeram uma prova pelo Ministério da Educação (MEC)”, explicou a secretária da pasta municipal, Maria da Guia Nóbrega. O estímulo ao estudo surgiu por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com foco nas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Para a coordenadora do programa, Denise Liberal, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. “Existem pessoas que só estão a espera de uma oportunidade”, afirmou. Ainda de acordo com ela, receber o “não” pode ser um incentivo para conquistar o “sim”. “Escutei de muitos deles que não tiveram como entregar o certificado para a mãe, e que agora, este documento surge como uma forma de homenageá-las”, comentou.

“Lá em casa, o certificado vai ganhar um cantinho especial. Inclusive, vou mandar emoldurar e depois colocar na parede”, disparou a mãe, Valdirene Gouveia. Para ela, o sentimento não tem explicação. “Agora tenho a certeza de que meu filho tem um belo futuro pela frente”, concluiu.