POSTADO EM 11/04/2024 EM Governo
PRAZO PARA EMISSÃO E REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO DE ELEITOR É ATÉ 8 DE MAIO

As eleições de 2024 já estão batendo em nossa porta, e os cidadãos que pretendem exercer o direito do voto, têm menos de um mês para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

Para os eleitores que estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas; e jovens a partir dos 16 anos que desejam votar pela primeira vez, o cumprimento do prazo é essencial. Importante ressaltar, que aqueles com 15 anos, mas que façam 16 no dia do pleito, 6 de outubro, também podem votar.

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.

Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico. No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Reforçamos ainda que o VAPT VUPT da cidade, localizado na Quadra 482, lote 17, do Pedregal, está realizando a biometria dos eleitores que ainda não fizeram ou perderam o prazo. Os interessados devem procurar o quanto antes a regularização, portando documento oficial com foto e comprovante de residência.

O VAPT VUPT também oferece os serviços de regularização e transferência de títulos eleitorais, mediante agendamento pelo site: https://vaptvupt.go.gov.br/orgao/prefeitura-de-novo-gama

Reiteramos ainda que o prazo final é até 08 de maio de 2024.