POSTADO EM 27/03/2019 EM Ação Social
XI CONFERENCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE NOVO GAMA

Foi realizado nesta terça-feira, 26, na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Novo Gama, a XI Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve como tema: proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências.

O evento aconteceu durante todo o dia e foi promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Prefeitura Municipal de Novo Gama na Secretaria de Ação Social. “O evento regional acontece para ouvirmos a sociedade e assim prepararmos políticas públicas de acordo com as propostas feitas”, explicou Alvany, organizadora do evento.

O principal objetivo da conferência foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos - Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/GO) na elaboração destas políticas. A participação da população foi essencial para a construção de propostas voltadas à afirmação do princípio da proteção integral nas políticas públicas.

O Secretario Municipal de Ação Social, José Pacífico, falou sobre a importância da conferência, “através deste evento podemos repensar o nosso papel na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O que é discutido aqui será uma realização de grande relevância não só para o município, mas também para todo o estado de Goiás”, comentou ele.

Eixos estratégicos

Dentre os objetivos estratégicos da conferência, está a sugestão de ações para a garantia e a qualificação da participação e protagonismo de crianças e adolescentes nos diversos espaços como: escola, família, comunidade, políticas públicas, sistema de justiça e conselhos de direitos da criança e do adolescente.

O evento seguiu cinco eixos prioritários em que são trabalhados os temas desenvolvidos para que possamos enfrentar melhor a violência contra criança e o adolescente. Por fim, foi elaborado um relatório final de acordo com as propostas apresentadas. O documento será utilizado para a criação de políticas públicas.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama.