POSTADO EM 18/05/2019 EM Ação Social
FAÇA BONITO: UMA SEMANA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em uma ação na defesa das crianças e adolescentes de nosso município, foram realizadas nesta semana diversos eventos da campanha “Faça Bonito”. A iniciativa acontece devido ao 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Todos os eventos foram uma parceria entre as Secretarias Municipais de Ação Social, Educação e a Prefeitura de Novo Gama junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A campanha teve como alicerce a Semana de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Além das palestras nas escolas realizadas por psicólogos, na terça-feira, 14, foi realizada uma blitz educativa em frente ao CRAS do Lago Azul. O objetivo da ação foi conscientizar sobre o problema e todas formas de evita-lo.

A passeata reuniu estudantes de diversas escolas municipais e estaduais.

Já na quarta-feira, 15, foi a vez de realizarem a blitz educativa na entrada do Novo Gama, ao lado da SANEAGO. Nesta ação, estiveram presentes funcionários das pastas de Ação Social e Educação e ainda os adolescentes do Programa Jovem Cidadão e Conselho Tutelar. Os participantes falaram aos motoristas, pedestres e também aos passageiros dentro dos ônibus.

No último dia, aconteceu a caminhada do Faça Bonito. Estiveram reunidos estudantes de diversas escolas municipais e estaduais de Novo Gama. Também participaram os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Convivência para Crianças e Criança Feliz.

O percurso foi da entrada do Pedregal ao estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Durante o caminho, os voluntários da caminhada entregaram panfletos, falaram no carro de som e entoaram palavras de ordem sobre a temática da ação, comunicando à população sobre os cuidados que se deve ter para proteger as crianças e adolescentes.

18 de maio:

ia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações.

A escolha desta data é uma memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama.