POSTADO EM 03/06/2019 EM Saúde
ENFERMEIROS SÃO CAPACITADOS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Durante os dias 28 e 29 de maio, foi realizado um treinamento sobre a importância do acolhimento com as equipes de enfermeiros e enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da formação é qualificar os servidores para aprimorar o atendimento na área da atenção básica.

Capacitar a equipe significa melhorar a qualidade do atendimento prestado como um dispositivo transformador de garantia do acesso aos serviços de saúde. Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de organizar o acolhimento aos usuários e conciliar a agenda de consultas.

Foram realizadas aulas para promoção de reflexão sobre os seguintes temas: acesso, acolhimento, demanda espontânea e processo de trabalho. Foram apresentadas ainda algumas alternativas de manejo e operacionalização dos conceitos a partir das situações do dia-a-dia.

Aconteceu também uma aula prática sobre o cotidiano em uma Unidade Básica de Saúde que contou com a participação dos enfermeiros e enfermeiras da Atenção Primária, Urgência e Emergência. A formação abordou as demandas agudas da atenção primária.

Saúde nas Escolas

Os alunos Faculdade JK do Gama, instituição que tem parceria com o município, aplicaram as práticas do treinamento. A pretensão é que, futuramente, este conhecimento seja repassado aos professores da Rede Municipal de Ensino para que estes tenham noções básicas de Primeiros Socorros e possam atender os alunos em caso de urgência.

Desta forma, a rede municipal de ensino entra em conformidade com a Lei Lucas (nº.13.722/2018) que determina a aplicação das práticas para o corpo docente de escolas públicas e particulares e também para estabelecimentos de recreação infantil.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama.