POSTADO EM 26/04/2021 EM Promoção Social e Cidadania
AMEA - Prefeitura de Novo Gama vai disponibilizar auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social no município

Com a pandemia da Covid-19 ainda afetando a renda das famílias Novogamenses, a Secretaria de Promoção Social por meio da Prefeitura de Novo Gama vai disponibilizar um Auxílio Municipal Emergencial Alimentar - AMEA, voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. Serão beneficiadas 1 mil famílias, que receberão o valor em três parcelas de R$ 100,00 mensais.

O projeto tem o objetivo de assegurar uma renda básica. O recurso será distribuído por meio de um cartão. O valor disponível poderá ser utilizado para compras em estabelecimentos comerciais da cidade.

A Secretaria de Promoção Social e Cidadania fará o cadastramento das pessoas que compõem o público-alvo. Podem requerer o AMEA conforme os critérios abaixo:

• Ser residente no município de Novo Gama/GO há pelo menos 36 (trinta e seis) meses;
  • estar inscrito no Cadúnico e/ou cadastrado no CRAS;
  • ter renda familiar per capita mensal de até R$ 89,00 (oitenta e nove reais);
  • os filhos em idade escolar devem estar matriculados na rede pública de ensino;
  • estar desempregado e não estar recebendo o seguro desemprego;
  • não estar recebendo aposentadoria nem outro benefício previdenciário ou LOAS;
  • não ter sido condenado por crime contra a administração pública;
  • não estar cumprindo pena em regime fechado.

O Município irá prestar o auxílio financeiro juntamente com cursos profissionalizantes, para que os beneficiários consigam novas colocações no mercado de trabalho, bem como será fornecido acompanhamento psicológico.

Outro ponto de destaque é que o auxílio deverá ser gasto no comércio local, como meio de fomentar a economia do Município, que muito sofreu com as perdas financeiras decorrentes da crise sanitária e econômica.