NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 13/09/2021 EM Saúde
CONSCIENTIZAÇÃO: faça o descarte correto de lixos cortantes

Os profissionais encarregados da coleta, transporte e destino do lixo domiciliar enfrentam diariamente o perigo de se machucar com objetos cortantes que são indevidamente jogados em sacos de lixo. Não basta apenas colocar o lixo nas sacolas, é preciso ter cuidado para evitar acidentes de trabalho.

 

A população não imagina que esses objetos cortantes jogados de qualquer maneira podem machucar esses trabalhadores. Existem diversas formas de acondicionar os objetos cortantes, como vidros, louças, facas, lâminas de barbear, latas vazias, além de seringas com agulhas que são encontradas com frequência pelos garis.

 

Esses objetos cortantes devem ser empacotados em jornais, caixas, caixas de leite, embrulhar em papel ou papelão reciclável. As agulhas e lâminas podem ser armazenados em garrafas PET. Os palitos, quebrados ao meio. No caso das latas, virar a tampa para dentro. Em seguida, o ideal é que seja utilizado fita para dar maior resistência e escrever algo indicando conter o objeto.

 

 

Todos usam os equipamentos de segurança para se proteger, como bota e luvas de borracha. Mas não garante a segurança total ao manusear um objeto cortante. Quando um gari se corta ele tem que ir ao hospital, ficar afastado e tomar um coquetel de medicamentos.

 

Temos que ter conscientização e nos preocupar com a segurança dos coletores que trabalham em prol de uma cidade mais limpa. Antes de jogar indevidamente um objeto cortante, pense na segurança do gari que vai coletar o seu lixo.

 

 

Texto: Andressa Almeida 

Arte: Hebert Willk 

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA