POSTADO EM 27/04/2018 EM Informativo
AUTORIDADES MUNICIPAIS SE REÚNEM PARA PLANEJAR O LANÇAMENTO DO PROGRAMA “ADOTE UMA PRAÇA”. CONHEÇA!

Promover melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas em Novo Gama são pilares do programa “Adote uma Praça” de autoria do vereador Celso Carvalho e sancionada pela prefeitura em Lei nº 1.611/2017 - Decreto 1.300/2018. O intuito é estabelecer parcerias entre administração e entidades privadas, pessoas físicas, associações, ONGs ou empresas que possam se prontificar a escolher algum espaço público do município para preservar, urbanizar e usufruir legalmente. E, deste modo, contribuir com exemplos de cidadania e responsabilidade social.

De acordo com a lei, ficam disponíveis para adoção as seguintes áreas públicas: praças, calçadas, rotatórias, quadras esportivas, academias populares, terreno baldio, canteiros, jardins, parques municipais, pontos de ônibus, bicicletários, monumentos, placas, chafarizes, viveiros, nascentes, matas ciliares, contêineres e locais de coleta de materiais recicláveis. Para participar do programa será necessário assinar um convênio entre adotante e Prefeitura.

Os contratos terão duração de até 5 anos. E, após assinatura de convênio, o adotante poderá divulgar e associar sua marca ao espaço adotado, ficando isento das taxas de licença para fins de publicidade e propaganda. Ao término do contrato, será entregue um certificado de Cidadão(ã) Parceiro(a) e/ou Empresa Cidadã, a ser fornecido pela Prefeitura Municipal de Novo Gama, comprovando a responsabilidade socioambiental e comprometimento do adotante com a nossa cidade.

O benefício do programa para a população em geral será de morar numa cidade mais limpa, mais agradável e com uma maior valorização imobiliária. Para o meio ambiente, incentivará a recuperação de áreas degradadas e proteção de nascentes.

O mesmo programa já foi implantado em outros municípios, como Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Fortaleza/CE, Viçosa/MG, São Paulo/SP, Barreiras/BA, Tubarão/SC, Florianópolis/SC e Belo Horizonte/MG.

Em breve divulgaremos mais informações de como aderir ao programa.