Condutores devem estar atentos à documentação e às condições do veículo para evitar acidentes e multas
Com a chegada do recesso escolar, o volume de famílias nas estradas cresce, e com ele, o índice de acidentes nas rodovias do Brasil aumenta. Para garantir uma viagem sem preocupações, o governo municipal lista as dicas que devem ser seguidas antes e durante o trajeto de carro.
O DETRAN-GO (Departamento de Trânsito de Goiás), lembra da importância de se preocupar com as documentações necessárias do condutor e do veículos para que estejam em dia, como carteira nacional de habilitação – CNH, documento do carro e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ambos podem ser físicos ou digitais – as versões eletrônicas podem ser emitidas pelo Portal de Serviços do Detran ou aplicativo Detran Digital.
Importante ressaltar que os órgãos competentes de trânsito, orientam os motoristas a ficarem atentos aos equipamentos obrigatórios do veículo, tais como checar os freios, as condições gerais do sistema de iluminação, pneus, limpadores de para-brisa e o cinto de segurança antes de pegar a estrada.
Caso as viagens sejam longas, depois de horas na estrada, é normal que o motorista precise de uma pausa. Por isso, ao sentir sono, deve-se procurar um ponto para descansar imediatamente, ou sendo possível, o condutor pode passar a direção para outro que tenha habilitação, para que haja revezamento entre descanso e direção.
Mas antes de qualquer viagem, reforçamos, planeje a rota, cheque o clima e toda a documentação, veja as condições do veículo e somente após todos os cuidados terem sidos tomados, comemorar e partir para viagem e aproveitar o tempo ao lado da família, em segurança.