Agosto Lilás é o mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, e também para intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha. A Lei foi criada em 7 de Agosto de 2006, em homenagem a enfermeira Maria da Penha Maia Fernandes, que por diversas vezes sofreu ataques, muitos deles tentativas de morte, por parte do seu marido, Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica e, logo após, por eletrocussão e afogamento. Desde então a Lei serve para combater a violência contra as mulheres.
O governo de Novo Gama investe em programas e canais de comunicação para ajudar e fortalecer a rede de apoio para as mulheres do município. Como por exemplo, a Sala Lilás: que é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. A Sala fica localizada na Secretaria de Defesa da Mulher e da Diversidade Social, no Pedregal.
Na cidade há também, A DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que foi preparada e completamente reformada com 4 salas, sendo duas para atendimento, o que inclui também uma sala lilás com brinquedoteca para as vítimas acompanhadas dos filhos, outra sala para o cartório, onde são despachados os documentos ao fórum. O local conta também com uma sala de reconhecimento para as vítimas identificarem seus agressores sem que eles as vejam, garantindo todo respaldo jurídico e emocional. A delegacia fica localizada no Ciops Lunabel.
A fim de trazer mais informações, a Secretaria da Mulher divulgou uma lista de locais e telefones para que sejam feitas as denúncias contra qualquer agressor:
Central de Atendimento à Mulher
Disque: 180
Secretaria de Defesa da Mulher e da Diversidade Social
Disque: (61) 3628-1009
Endereço: Quadra 504, Lote 15 S/N, Pedregal (acima do prédio do CAD Único)
DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Disque: (61) 3614-2784
Endereço: Área Especial, Quadra 16 Setor Lunabel 3 (CIOPS LUNABEL)
Patrulha Maria da Penha
Disque: (61) 99976-8883
Guarda Municipal
Disque: 183
Em briga de marido e mulher, nós metemos a colher sim!
Desconfia que sua vizinha seja vítima de violência doméstica?
Se você suspeita ou você, mulher sofre violência física, sexual, patrimonial ou moral, não se cale! DENUNCIE!