Os pacientes interessados a realizar a cirurgia de catarata, devem comparecer ao setor da Regulação, na Secretaria Municipal de Saúde
Para dar prioridade à saúde da população, o governo municipal, através da secretaria de saúde, realizou o Mutirão de Cirurgia de Catarata e Pterígio. Foram realizadas mais de 800 cirurgias desde o início do projeto, reduzindo assim, a fila de espera no município. Para muitos pacientes, poder voltar a enxergar é começar o ano com vida nova e muito mais perspectivas.
A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por mais de 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.
Este é mais um trabalho da atual gestão, em parceria com a secretaria de saúde, que resulta no comprometimento de um governo que trabalha assiduamente pela saúde da população que aguardava durante longo tempo pelo benefício para que pudessem novamente ter a chance e o direito de enxergar com mais clareza novamente.
Os pacientes interessados a realizar a cirurgia de catarata, devem comparecer ao setor da Regulação, na Secretaria Municipal de Saúde, e levar cópia do RG e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.