Com o intuito de qualificar e gerar rentabilidade familiar, o governo municipal, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Pedregal e EMATER – GO, realizaram um evento para as famílias do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, para resgatar a utilização das plantas medicinais, valorizando os saberes locais e melhorando a renda e qualidade alimentar das famílias. O projeto é de autoria da Assitente Social, Vanessa Gonçalves.
O projeto leva o nome “Um Novo Olhar: Raízes da Terra”, e será realizado em três etapas. Sendo a primeira para trabalhar a rede apoio dessas famílias participantes do projeto; a segunda etapa fortalecer esse vínculo entre as famílias; e por fim, na terceira etapa, conscientizá-los ambientalmente e geração de renda. O projeto pretende atender adolescentes e idosos acompanhados pelo CRAS.
A primeira etapa contou com a participação de Diana Gomes, supervisora da Unidade Local da Emater. “A horta está atrelada ao coletivo de adolescentes, juntamente com a participação dos idosos. A horta tem função social e, com o apoio da Emater, atenderá as famílias com cursos básicos de orientações sobre os tratos culturais, implantação da horta e pragas.”, diz.
A segunda etapa contará com a parceria da Secretária de Desenvolvimento Econômico, que atuará com as famílias para incentivá-las ao empreendedorismo. E a terceira etapa, em conjunto com o CAPS Novo Gama.