Essa é a segunda edição que tem por objetivo desmitificar preconceitos contra o exame de próstata
Nesta manhã (23), a Secretaria de Saúde em parceria com Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, realizaram palestras e testes rápidos gratuitos em função do Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os servidores do Serviço de Limpeza Urbana – SLU, no mês de conscientização do Câncer de Próstata. Além dos enfermeiros do Posto 6, o evento contou com a participação do laboratório LaborMED.
O câncer de próstata é muito falado neste mês de novembro, mas pouco conhecido entre os homens. Este câncer é o responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
Essa parceria entre as secretarias a fim de favorecer, em primeiro lugar, os servidores, acontece desde o ano passado. “Todos os anos fazemos a campanha do Novembro Azul no Posto 6. Mas desde o ano passado nós trouxemos o Posto 6 para a SLU. Sabemos das dificuldades dos trabalhadores por conta do horário de trabalho e firmamos esse compromisso de levar a saúde até eles com testes e palestras educativas” diz Pâmela França, enfermeira do Posto 6.
“Aferimos a Pressão Arterial - PA, testamos a Glicemia, ISTs e outros testes rápidos; após isso, levamos para a posto de saúde para uma avaliação mais completa e com os resultados voltamos com o médico da unidade para, caso necessário, prescrever ou solicitar algum exame completar.”, conclui Pâmela.
além dos testes rápidos, foram feitos exames de rotina, PSA, urina, exames laboratoriais para os homens da SLU.