POSTADO EM 29/12/2023 EM Segurança Pública
RETROSPECTIVA SEGURANÇA PÚBLICA: SERVIR, GUARDAR E PROTEGER

Confira as principais ações da pasta

Neste ano de 2023, a cidade se tornou destaque em segurança pública no estado de Goiás. O nome de Novo Gama esteve em destaque entre os 246 municípios goianos como uma das cidades mais seguras do estado. Isso só reforça o compromisso da atual gestão em parceria com as forças de segurança municipais para garantir a integridade de todos os munícipes.

CÂMERAS E ILUMINAÇÃO DE LED – Foram instaladas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. O governo realizou também a troca de lâmpadas de vapor por mais de 2.000 luminárias de LED nos bairros Boa Vista II, Residencial Alvorada, Residencial, América do Sul, Novo Gama e Lago Azul. Em 2024, o serviço continuará nos demais bairros.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS – Quando a onda de ataques as escolas começaram a crescer no país, a Prefeitura de Novo Gama foi uma das primeiras a tomar atitudes eficazes para conter o pânico e possíveis ataques dentro das escolas do município com ronda policiais diariamente, instalação de concertinas, guardas nas escolas e número de emergência exclusivo para professores e diretores.

NOVO GAMA 7° CIDADE MAIS SEGURA DO ESTADO DE GOIÁS – O Estado de Goiás tem 246 municípios e o ranking foi elaborado com base na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes de cada município goiano. A escolha se deu pela consistência dos dados em relação ao nível populacional de cada cidade, e com o intuito de calcular o índice, foram analisados mais de 1,5 milhões de laudos de óbitos baseados no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2022, em todos os municípios do Brasil

NOVO COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL – Novo Gama foi pioneiro na nomeação de uma mulher no comando da Guarda Municipal, na região do Entorno Sul. Gleicy Kelly foi a primeira mulher a comandar as forças de segurança da cidade. Após, Mônica Teles, segue a frente da GCM do município.

DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER – A fim de trazer mais segurança e respaldo jurídico às mulheres, neste ano, o governo municipal reinaugurou Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM, no bairro Lunabel. A DEAM foi preparada e completamente reformada com 4 salas, sendo duas para atendimento, o que inclui uma sala lilás com brinquedoteca para as vítimas acompanhadas dos filhos, outra sala para o cartório, onde são despachados os documentos ao fórum. O local conta também com uma sala de reconhecimento para as vítimas identificarem seus agressores sem que eles as vejam, garantindo todo respaldo jurídico e emocional.