Nesta semana, o governo do Estado de Goiás sancionou a Lei Estadual nº 22.540 que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa da Padroeira de Nossa Senhora Imaculada Conceição, realizada no Município de Novo Gama, anualmente, em 8 de dezembro, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto.
Segundo o governo do estado, o parlamentar justifica que, no 8 de dezembro, a igreja de todo o mundo celebra a memória de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que significa "concepção sem mancha". Os cristãos católicos creem que, desde o momento de sua concepção, Maria foi preservada da mancha (mácula) do pecado. “Imaculada Conceição, portanto, é um título de Nossa Senhora que diz respeito à sua própria natureza: humana e sem pecado desde a concepção. As paróquias que receberam Nossa Senhora da Imaculada Conceição como padroeira já promovem festejos, novenas e missas para celebrar a data especial”, argumentou Bruno quando da apresentação da matéria.
A festa da padroeira Imaculada Conceição é um momento de grande importância para a comunidade, pois representa uma oportunidade de celebração, devoção, confraternização e, é a demonstração do valor da tradição e da religiosidade para os moradores, além de ser um evento que há anos agrega significado e identidade à comunidade cristã de Novo Gama.