POSTADO EM 20/03/2024 EM Saúde
GOVERNO REALIZA DIA “D” EM COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE NO LAGO AZUL

O governo de Novo Gama realizou nesta manhã (20), o DIA ‘’D’’ de Mobilização contra a Dengue. A ação contou com a participação de mais 600 alunos da rede municipal e estadual, além do chefe do executivo, autoridades municipais, comunidade e lideranças. O objetivo do evento é conscientizar a população para as práticas de combate à dengue.

Ainda na oportunidade, as equipes do Serviço de Limpeza Urbana – SLU e terceirizados, também deram continuidade as ações de limpeza urbana e manutenção de lotes vazios. Após a solenidade, o governo realizou uma caminhada pelas ruas do bairro Lago Azul com o auxílio dos adolescentes e crianças do estadual e municipal com panfletagem e conversa com os moradores do bairro.

No local, a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais para a vacinação de crianças de 10 a 14 anos e também testes rápidos disponibilizados a toda a população.

A novidade para a cidade foi o drone de pulverização que é um suporte eficaz para conter o avanço do mosquito. O equipamento tem a função de jogar o veneno em locais onde as equipes não podem chegar, pois o processo legal para a Vigilância Sanitária ter acesso a esses locais é demorado e o drone garante que o veneno chegue até nos locais menos acessíveis, como imóveis fechados.

CUIDADOS COM A DENGUE

É fundamental que os moradores mantenham suas casas limpas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A limpeza regular dos quintais, remoção de recipientes que acumulam água parada, como pneus, garrafas e vasos, e a vedação adequada de caixas d'água e reservatórios são medidas importantes para reduzir o risco de infestação do mosquito. Além disso, a eliminação de possíveis criadouros do mosquito contribui para a proteção da saúde pública e para a prevenção de epidemias de dengue.

O governo municipal disponibiliza toda semana agentes e carros fumacês no combate à Dengue, além da vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e uma tenda montada especificamente para atender os casos mais urgentes de Dengue na UPA 24h do Novo Gama.

Ressaltamos ainda que quando o carro fumacê estiver passando, abram as portas e janelas, para eliminar os possíveis focos.