POSTADO EM 29/03/2024 EM Cultura, Esporte e Turismo
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: O QUE É, E QUAL O SIGNIFICADO

A Sexta-feira da Paixão, também conhecida como Sexta-feira Santa, é um dos dias mais significativos no calendário cristão. Para os fiéis, esse dia representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, um evento central na narrativa da redenção e salvação, e está intrinsecamente ligada à crença na ressurreição de Jesus, que ocorre dois dias depois, no Domingo de Páscoa.

Além do aspecto teológico, a Sexta-feira da Paixão desempenha um papel central na prática religiosa dos cristãos. Muitas comunidades realizam cerimônias especiais, como procissões e encenações da Via Sacra, para recriar simbolicamente os eventos que levaram à crucificação de Jesus. Essas práticas ajudam os fiéis a mergulhar na narrativa da Paixão e a internalizar seu significado espiritual, fortalecendo sua conexão com o Sagrado.

O dia também é um momento de penitência e reflexão pessoal. Muitos observam o jejum e a abstinência nesse dia, como forma de expressar humildade e solidariedade com o sofrimento de Jesus. Essas práticas são consideradas uma oportunidade para se desligar das distrações do mundo material e se concentrar na dimensão espiritual do sacrifício de Cristo.

Por fim, o dia serve como um lembrete tangível do amor incondicional de Deus pelos seres humanos e também é uma ocasião para renovar o compromisso com sua fé e buscar uma compreensão mais profunda do significado da redenção, se reconectar com os ensinamentos centrais do cristianismo e fortalecer sua relação com Deus.

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM NOVO GAMA:
Reforçamos que logo mais, à partir das 16h, no Morro Santo, do Lago Azul, acontece a tradicional encenação teatral que revivem os últimos momentos de Cristo até sua morte de Cruz.