Dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial do Autismo e, é uma data importante para aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade. A data é uma oportunidade para educar as pessoas sobre as características do autismo, promover a aceitação e o entendimento para que consigamos ter uma sociedade mais justa e empática.
Em novo Gama, o Governo disponibiliza ferramentas para facilitar a vida dos autistas da cidade, como por exemplo a Carteira do Autista e o Cordão do Girassol.
O Cordão Girassol, nada mais é do que pessoas que possuem deficiência oculta. Ou seja, a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para identificar essas pessoas. Quem tem esse tipo de doença, muitas vezes, é hostilizado por pessoas que suspeitam que elas possam estar tentado tirar vantagem indevida.
Enquanto a Carteirinha do Autista é também outra forma de identificação. O Autismo (TEA) são transtornos que reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Os sinais de autismo podem ser notados nos primeiros meses do bebê, começando pela dificuldade para interagir socialmente, como por exemplo, manter o contato visual, expressões faciais, gestos, expressar as próprias emoções, mesmo fazer amigos, dentre outras séries de sintomas.
Para isso, o governo coloca os CRAS à disposição para aqueles que estiverem dentro do perfil para realizarem a confecção da carteirinha.
Os documentos necessários para adquirir a carteirinha são: • Formulário para requerimento de beneficiário; • Declaração da composição e renda familiar (que consta no verso do requerimento) preenchidos e assinados; • Atestado/relatório médico padrão do passe livre emitido no máximo a 1 ano e; • 1 foto 3x4 colorida com fundo branco.