POSTADO EM 25/05/2024 EM Cultura, Esporte e Turismo
SECRETARIA DE CULTURA REALIZA 1° ENCONTRO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E TERREIROS DE NOVO GAMA

Na noite de ontem (24), a Secretaria de Cultura e Turismo realizou o 1° Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Terreiros do Município, na Câmara Municipal de Vereadores de Novo Gama.

Na ocasião, mais de 19 terreiros de Candomblé, Umbanda, Keto, Jurema entre outros, estiveram presentes. Além das comunidades tradicionais, o palestrante Dr. Talaguibonan Arruda, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-DF e Direitor Jurídico da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, também esteve presente.

O objetivo do encontro foi para o mapeamento de cada terreiro, além do levantamento das necessidades de cada comunidade para que a secretaria possa elaborar políticas públicas em prol do movimento religioso, cultural e social, fortalecendo a união e o respeito.

O governo municipal reforça o respeito e valorização das culturas e religiões de matriz africana para promover a igualdade e a diversidade, reconhecendo a contribuição desses povos para a humanidade e combater qualquer forma de discriminação ou preconceito contra as comunidades.