A recente agressão brutal sofrida por uma mulher, vítima de mais de 60 socos desferidos por seu companheiro, expõe, mais uma vez, a urgência do combate à violência contra a mulher em todas as suas formas.
Casos como este não podem ser tratados como fatos isolados. São o reflexo de uma realidade estrutural que afeta milhares de brasileiras diariamente. A violência de gênero é uma violação grave dos direitos humanos e deve ser enfrentada com rigor, seriedade e políticas públicas efetivas.
É inaceitável que, ainda hoje, tantas mulheres vivam sob ameaças, agressões físicas, psicológicas e até mesmo tentativas de feminicídio. Reafirmamos nosso compromisso com a proteção das vítimas, o fortalecimento da rede de apoio, o acolhimento seguro e a responsabilização dos agressores.
É importante destacar que todas essas formas de violência são inaceitáveis e devem ser denunciadas. As mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência podem buscar ajuda em instituições especializadas, como delegacias da mulher, centros de apoio e ONGs que trabalham com a questão da violência de gênero.
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA! Precisa de ajuda?
A Secretaria de Defesa da Mulher e da Diversidade Social, localizada na Quadra 504, Lote 15 – Pedregal, é um espaço humanizado de acolhimento para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, são oferecidos serviços como acolhimento social e psicológico, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de proteção.
Em Novo Gama, temos também a DEAM que foi preparada e completamente reformada com 4 salas, sendo duas para atendimento, o que inclui uma sala lilás com brinquedoteca para as vítimas acompanhadas dos filhos, outra sala para o cartório, onde são despachados os documentos ao fórum. O local conta também com uma sala de reconhecimento para as vítimas identificar seus agressores sem que eles as vejam, garantindo todo respaldo jurídico e emocional.
PARA CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, LIGUE OU COMPAREÇA AOS ENDEREÇOS:
Central de Atendimento à Mulher
Disque: 180
Secretaria de Defesa da Mulher e da Diversidade Social
Disque: (61) 99197-2862
Endereço: Quadra 504, Lote 15 S/N, Pedregal (Prédio do Bolsa Familia)
Viatura Maria da Penha
(61) 99977-2307
DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Disque: (61) 99457-3947 / 62 99506-5127
Endereço: Área Especial, Quadra 16 Setor Lunabel 3 (CIOPS Lunabel)