Com a pandemia da Covid-19 ainda afetando a renda das famílias Novogamenses, a Secretaria de Promoção Social por meio da Prefeitura de Novo Gama vai disponibilizar um Auxílio Municipal Emergencial Alimentar - AMEA, voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. Serão beneficiadas 1 mil famílias, que receberão o valor em três parcelas de R$ 100,00 mensais.
O projeto tem o objetivo de assegurar uma renda básica. O recurso será distribuído por meio de um cartão. O valor disponível poderá ser utilizado para compras em estabelecimentos comerciais da cidade.
A Secretaria de Promoção Social e Cidadania fará o cadastramento das pessoas que compõem o público-alvo. Podem requerer o AMEA conforme os critérios abaixo:
- Ser residente no município de Novo Gama/GO há pelo menos 36 (trinta e seis) meses;
- estar inscrito no Cadúnico e/ou cadastrado no CRAS;
- ter renda familiar per capita mensal de até R$ 89,00 (oitenta e nove reais);
- os filhos em idade escolar devem estar matriculados na rede pública de ensino;
- estar desempregado e não estar recebendo o seguro desemprego;
- não estar recebendo aposentadoria nem outro benefício previdenciário ou LOAS;
- não ter sido condenado por crime contra a administração pública;
- não estar cumprindo pena em regime fechado.
O Município irá prestar o auxílio financeiro juntamente com cursos profissionalizantes, para que os beneficiários consigam novas colocações no mercado de trabalho, bem como será fornecido acompanhamento psicológico.
Outro ponto de destaque é que o auxílio deverá ser gasto no comércio local, como meio de fomentar a economia do Município, que muito sofreu com as perdas financeiras decorrentes da crise sanitária e econômica.