NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 16/07/2022 EM Cultura, Esporte e Turismo
Karatecas do projeto Construindo Campeões participam do exame de Graduação de Faixas

A entrega de faixas aconteceu no Ginásio, em Novo Gama

 

Na última sexta-feira (15), ocorreu, no Ginásio de Esportes Marcelo Viana, a graduação de alunos de Karatê, do projeto Construindo Campeões. A iniciativa, criada em 2019, é uma parceria do Estado de Goiás, e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com mais de 70 municípios goianos. 

 

A graduação acontece duas vezes ao ano e é um momento de muita felicidade para os karatecas do projeto. A moradora de Valparaíso, Jurema Batista, esteve presente no evento para prestigiar a filha, que está há 6 meses no projeto, e conta que apóia a iniciativa. “O karatê tem ajudado muito a Laura, principalmente com a ansiedade. Recomendo a prática do esporte para todos os jovens, pois auxilia na disciplina e no desenvolvimento social”.

 

Para Elaine da Silva, mãe de uma das alunas do projeto, o incentivo ao esporte é muito importante. “É uma atividade que ajuda na formação do caráter do aluno. A minha filha gosta de participar. Apesar de nervosa, já ganhou medalha de ouro e prata em competições. O desempenho dela é motivo de muito orgulho”. 

 

Apesar de ter uma procura maior por parte dos jovens, o projeto também atende adultos da região. Ronnie Von da Silva, karateca do projeto, faz parte do time há mais de um ano e se sente muito grato pela oportunidade. "O meu filho foi a minha maior inspiração. Comecei a levá-lo aos treinos e decidi me inscrever; quando mais jovem tinha muita vontade de ser karateca, mas não tive oportunidade. Há algumas dificuldades, porque eu trabalho e chego cansado, mas recebo muito apoio dos meus colegas e isso é muito gratificante, me motiva a continuar". 

 

De acordo com o sensei Aécio Reis, a procura pela arte marcial cresceu após o isolamento social, devido aos diversos benefícios que o esporte proporciona. “O primeiro deles é a formação do caráter da criança, a disciplina, o respeito pelo próximo, a coordenação motora - que é muito importante - e a autoconfiança. Eu costumo dizer que o Karatê é um estilo de vida, e, quando você o pratica, há um caminho a ser seguido - o caminho da disciplina.

 

O projeto social foi desenvolvido para atender crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino e adultos de baixa renda. As aulas são totalmente gratuitas e os materiais necessários são fornecidos pelo governo. Para se inscrever, basta comparecer ao Ginásio de Esportes Marcelo Viana e realizar a matrícula. 

 

Por: Eduarda Araújo

 

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA