POSTADO EM 25/07/2022 EM Transporte e Trânsito
Prefeitura começa o envio de dados de taxistas que desejam receber o auxílio emergencial

O prazo para o cadastramento na primeira etapa inicia hoje e termina dia 31 de julho

A Prefeitura de Novo Gama iniciou, nesta segunda-feira (25), o envio de cadastros de taxistas que desejam receber o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (BEm-Taxista). Nesta primeira etapa, as Prefeituras de cada município e o Distrito Federal deverão enviar os dados de cada taxista cadastrado, não há necessidade da realização de nenhuma ação por parte dos motoristas.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), o benefício tem o objetivo de auxiliar no enfrentamento do estado de emergência devido à elevação dos preços do petróleo, combustíveis e derivados e dos impactos sociais decorrentes.

A previsão é que sejam pagas até seis parcelas no valor de R$ 1.000,00 cada. Para ter direito ao benefício, é necessário que os motoristas tenham alvará com cadastro nas prefeituras ou DF, em vigor até o dia 31 de maio de 2022, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.

De acordo com o calendário disponibilizado pelo MTP, duas parcelas serão disponibilizadas no dia 16 do próximo mês, referentes aos meses de julho e agosto. As prefeituras têm até o dia 31 de julho para enviar a documentação necessária. Os municípios que não conseguirem enviar os dados até a data limite poderão enviar na segunda ou terceira etapa do programa.

Os dados serão analisados pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), com o objetivo de selecionar os profissionais elegíveis a obter o benefício disponibilizado pelo Governo Federal. Os taxistas que não possuírem cadastro na Prefeitura devem realizá-lo até o dia 11 de setembro – data limite para envio das documentações.

Para Ederson Reis, autoridade de trânsito de Novo Gama, com a criação dos aplicativos de transporte privado, a atuação de taxistas diminuiu muito na região. “Atualmente, há apenas 08 taxistas que terão direito ao benefício. Aqueles que estão com a situação irregular podem comparecer à Secretaria de Transporte do município; tomaremos todas as providências para auxiliá-los na regularização de documentos”.

Por: Eduarda Araújo