A espécie não é venenosa e pode ser encontrada com facilidade na região
Na manhã da última segunda-feira (25), três filhotes de Jiboia arco-íris foram encontrados atrás do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em um terreno baldio - onde a população faz descarte de entulho - por servidores do município.
De acordo com Anselmo Lima, biólogo e gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a mãe das Jiboias provavelmente achou o local propício para procriar e se estabeleceu.
“A espécie pode ser facilmente encontrada em córregos, mas é comum que apareçam na cidade em busca de alimento. Outras espécies como: Cascavel, Jararaca e Cobra Coral também são facilmente encontradas na região”.
As Jiboias possuem cerca de 80 cm, 1 metro e 1,10 centímetros de comprimento. Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), em Brasília, e introduzidos à natureza novamente.
Apesar de não possuir veneno, uma mordida da espécie arco-íris pode causar infecção grave em decorrência das bactérias presentes nas presas; por esse motivo, é importante não manuseá-la. Em caso de acidentes com animais, o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao hospital mais próximo.
O Secretário de Meio Ambiente, José Neto, pede aos moradores do município que entrem em contato, caso presenciem a aparição de um animal silvestre. “É importante que, nesses casos, a comunidade notifique a Secretaria de Meio Ambiente por meio do número: 36288557. Em casos de prisão de animais silvestres ou do cerrado, denunciem!”.
Texto: Eduarda Araújo
Fotos: Renato Lopes