POSTADO EM 26/07/2022 EM Saúde
Evento é realizado no Posto 1/2 para conscientizar a comunidade do Vale do Pedregal

A ação contou com a presença do Secretário de Saúde, Júlio Campos

Na manhã desta segunda-feira (26), foi realizado o evento de conscientização sobre alimentação saudável e a importância da higiene bucal, no Posto de Saúde 1/2, no vale do Pedregal, em Novo Gama. De acordo com a enfermeira Ana Flávia de Oliveira, a ideia surgiu após os profissionais observarem que as crianças da comunidade precisavam de reeducação alimentar, por conta do consumo excessivo de açúcar e alimentos industrializados.

“A nossa intenção é mostrar que eles podem começar a se alimentar de uma maneira diferente - com alimentos mais ricos em nutrientes e que beneficiem a saúde da criança. Incluímos a parte de odontologia por percebermos que a população era carente de informações sobre uma correta higienização bucal”.

O acontecimento contou com a presença do Secretário de Saúde, da população, de profissionais do município e com palestras da nutricionista, Rutiele de Almeida, que conversou com a comunidade sobre o processo alimentar - desde a gestão até a fase adulta; e do Dr. José Borges, que explicou a importância da escovação infantil e os impactos que a falta de higiene traz para a vida do paciente.

Durante a conversa, a nutricionista desmistificou algumas ideias e aconselhou a comunidade em relação à saúde gestacional. “Já escutei que cerveja preta e canjica são ótimas para o aumento da produção de leite materno, mas isso é um mito. Você pode obter o mesmo resultado ao ingerir líquidos, como: água e suco. É preciso que a gestante tenha cuidado com o que ingere, pois é passado para o bebê por meio do leite. Se quer que a criança seja saudável precisa cuidar de sua alimentação primeiro - e isso pode ser feito evitando o açúcar e aumentando o consumo de frutas, verduras e saladas”.

O Dr. José explica que escolheu falar sobre a importância da saúde bucal na primeira infância, porque muitos pais e responsáveis tem dificuldade em entender qual é a melhor forma de higienização em crianças de 06 meses à 02 anos de idade. “No município é comum encontrar crianças com cáries. É necessário a supervisão dos pais em relação ao consumo de açúcar e na hora da higienização, a fim de evitar problemas posteriores por excesso de flúor – como é o caso da Fluorose”.

A moradora Rosa Silva, conta que foi convidada pelos profissionais a participar das palestras e cita a importância de comparecer aos eventos realizados no bairro. “Vim com quase toda a minha família, é bom que as crianças aprendem sobre higiene bucal. Acho importante trazer profissionais que expliquem a forma correta de se alimentar e cuidar da saúde. Muito bom participar dos eventos que acontecem aqui, porque ficamos informadas”.

Após as palestras, o café da manhã foi servido e foi realizado o sorteio de brindes para as pessoas que estavam presentes. O evento foi finalizado após a fala do Secretário de Saúde, Júlio Campos, que agradeceu aos envolvidos e os parabenizou pelo trabalho que tem sido feito no local. “Gostaria de agradecer à equipe pela iniciativa, e à comunidade que esteve presente. Eventos informativos, como esse, são feitos para vocês, e sugestões serão sempre bem-vindas. Obrigada por esse momento. Cuidem-se todos!”.

Por: Eduarda Araújo