NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 29/07/2022 EM Saúde
Evento sobre diabetes e hipertensão é realizado na Escola Estadual Caic, em Novo Gama

A palestra contou com debates e dinâmicas para esclarecer questionamentos da comunidade

 

Nesta sexta-feira (29), a equipe de enfermagem do Posto 04 realizou uma palestra sobre hipertensão e diabetes, com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas dos moradores locais. De acordo com a Dra. Sugen Eunice, a ideia da realização do evento surgiu ao observar os problemas existentes no cotidiano dos pacientes.

 

“O intuito é ressaltar, de forma interativa, a importância do autocuidado, que muitas vezes não depende apenas do medicamento; é um conjunto de ações baseadas na política de atenção primária à saúde, na prevenção, tratamento e reabilitação das doenças”, explicou a médica.

 

Durante o evento, dinâmicas foram desenvolvidas com os moradores para instruí-los sobre a forma correta ao cuidar da saúde. Para a moradora Alzenir Lima, os encontros são muito importantes e auxiliam na melhora da alimentação e no controle da automedicação.  

 

“Por causa dessas conversas, aprendi a selecionar o que posso comer e o que não posso, então reduzi o arroz, comecei a comer mais verduras e parei de fumar; hoje, me sinto muito melhor. Tudo isso foi possível por causa do conhecimento que obtive em encontros como esse”.

 

Após o fim da palestra, a equipe serviu lanches aos participantes e, como forma de encorajamento, finalizou com a exclamação do slogan do evento: “apesar de ser diabético e hipertenso, eu posso ter qualidade de vida”.

 

Por: Eduarda Araújo

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA