POSTADO EM 09/08/2022 EM Economia
Prefeitura de Novo Gama realiza audiência pública sobre Orçamento 2023

As sugestões foram recebidas por meio de questionário virtual e manifestações presenciais

Na tarde desta segunda-feira (08), aconteceu a Audiência Pública do Orçamento de 2023, na Prefeitura de Novo Gama. A audiência foi realizada de forma presencial e recebeu sugestões por meio de questionário virtual. O evento contou com a presença do Secretário de Governo, Narciso de Carvalho, da comunidade, de vereadores e de representantes dos poderes legislativo e executivo.

Para os moradores do município foi apresentado um vídeo explicativo para esclarecer dúvidas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a alteração do Plano Plurianual (PPA). Após a apresentação, a comunidade deu sugestões para melhorias da cidade por meio de manifestação escrita e oral.

A colaboradora contábil, Valéria Conceição de Souza, explica que a LOA é a junção da LDO com o PPA. “A LDO é o ponta pé inicial do orçamento, onde é definido o que pode ou não ser feito. Depois que a LDO é elaborada e aprovada, parte-se para a segunda parte: o PPA e a LOA. O PPA é o planejamento que define as ações, as estratégias e as metas do governo. E, em conjunto, é elaborada a Lei Orçamentária Anual, a qual vai estimar a receita e fixar a despesa para que seja possível executar as regras da LDO e as regras do PPA”.

Durante a reunião, o Vereador Júlio César ressaltou a importância da participação da comunidade e explicou como são definidas as ações que serão realizadas no decorrer do ano. “Existem várias situações: o que é fundamental, essencial e aquilo que queremos. Então, definimos as prioridades do município de acordo com as necessidades dos moradores alinhadas com o orçamento disponível para aquele ano”.

Por: Eduarda Araújo