NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 16/08/2022 EM Saúde
Agentes de saúde iniciam ações de combate ao transmissor da Doença de Chagas, em Novo Gama

 A doença atinge, pelo menos, 1 milhão de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde

 

Na última segunda-feira (15), foram iniciadas ações de combate à Doença de Chagas, infecção parasitária transmitida pelo inseto popularmente conhecido como ‘Barbeiro’. Os Agentes de Combate às Endemias têm dois meses para concluírem os trabalhos; a previsão é que as inspeções sejam realizadas até o mês de outubro.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, a transmissão pode ocorrer por meio de transplante, transfusão de sangue, transmissão vertical, acidentalmente e a partir do contato das fezes do inseto com feridas na pele, mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados.

 

Para evitar a transmissão da doença, os Agentes iniciaram as visitas às comunidades rurais com foco em ações de orientação quanto a prevenção da doença, vacinação canina, inspeção nas áreas internas e externas do local, além da verificação de outros focos, como o do mosquito Aedes Aegypti.

 

A Doença de Chagas pode causar problemas digestivos e insuficiência cardíaca, caso não seja tratada precocemente. Os principais sintomas são: febre; dores no corpo; falta de ar; fadiga; mal estar; náusea, diarreia ou vômito; inchaço ou irritação na pele e dor de cabeça. Conforme estimativas do Ministério da Saúde, a doença atinge, pelo menos, 1 milhão de pessoas no país e resulta em mais de 4 mil mortes a cada ano.

 

Segundo a enfermeira coordenadora do Núcleo de Endemias, Márcia da Silva, a campanha é essencial para alertar a comunidade ribeirinha sobre as ações de prevenção no enfrentamento da doença. “A campanha, que surgiu no ano passado, visa conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados nas residências, nos galinheiros, nos criadouros de animais, a fim de evitar a presença do Barbeiro, que costuma aparecer no período de seca”.

  

Ao identificar qualquer um dos sintomas mencionados acima, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

 

Por: Eduarda Araújo

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA