A ação visa conscientizar - principalmente os homens - sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, conforme os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
De acordo com a enfermeira do Centro Médico de Especialidades, Ana Karoline Duarte, a campanha 'Novembro Azul' visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos em relação ao câncer de próstata.
“Alguns dos sintomas são: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. O principal fator de risco é a idade, pois a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente aos 50 anos. O histórico familiar e alterações genéticas também precisam ser levados em consideração”.
A enfermeira menciona ainda que, apesar de haver fortes indícios de que mudanças na dieta e a prática de exercícios ajudam a reduzir os riscos de desenvolver a doença, a melhor forma de prevenir os prejuízos causados pelo câncer de próstata ainda é o diagnóstico precoce.
Importante ressaltar que o município possui um urologista para atender os pacientes da região. Para iniciar o acompanhamento, o interessado deve comparecer à Secretaria de Saúde, no setor da Regulação, com encaminhamento médico, cartão do SUS, documento de identificação e comprovante de residência.