POSTADO EM 23/11/2022 EM Promoção Social e Cidadania
CRAS Pedregal promove evento sobre Consciência Negra

A ação contou com apresentação cultural e exposição das principais figuras negras brasileiras

Em alusão à Semana da Consciência Negra, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou, nesta quarta-feira, evento no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Pedregal.

Segundo a psicanalista Janaina Santos, o evento é importante para que as raízes dos negros sejam valorizadas e que possa ser entendido o que acontece atualmente sobre a desigualdade social.

“Fica mais claro a gente entender porque os negros lá atrás foram tão menosprezados, fizeram com que eles acreditassem que eram inferiores. E hoje, quando resgatamos essa história, mostramos que não, que muito do que aprendemos até nos nossos livros de história, tinham informações distorcidas. Mas na verdade, o negro tinha força, tinha garra, tinha conhecimento, tinha uma série de habilidades que os colonizadores precisavam. Então, precisamos mostrar que a nossa história é diferente do que foi contado lá atrás.”

No dia 20 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, data que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares e conscientiza sobre a opressão que a população negra viveu no Brasil desde a colonização.

Uma série de fotos foram expostas no ambiente com as principais figuras negras brasileiras, além de exposição de alimentos e condimentos de origem africana e, por fim, uma bela apresentação com o mestre Miro e a equipe de capoeira.

De acordo a moradora do Pedregal, Aurineide Costa, o evento foi muito importante para entender o sofrimento que os negros passaram. “O que aconteceu com eles foi muita crueldade, acho necessário o tema ser abordado pois ainda existe discriminação.”

Estavam presentes a Sub-Secretaria de Promoção Social, Edna Ramos; Secretaria de Defesa da Mulher e da Diversidade Social, Jucelia Santos; Secretário de Desporto e Cultura, Eliel Miranda, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleiton Lúcio; Ex-Secretario de Igualdade Racial do Distrito Federal e atual Deputado Estadual, Ricardo Quirino; vereador Marcos Oliveira e moradores da comunidade.

O evento foi aberto à toda população e contou com as famílias que são acompanhadas pelo CRAS.