O objetivo do órgão é fiscalizar a higienização dos alimentos para fornecer merenda de qualidade para os estudantes
No município, atualmente, existem mais de 30 escolas e para fiscalizar a higienização e o armazenamento dos alimentos das unidades, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) foi criado.
O órgão fiscalizador existe desde 1997 e, para o ano de 2023, tem como objetivo realizar visitas técnicas de forma trimestral em todas as escolas municipais. De acordo com a presidente do CAE, Josefa de Oliveira, a realização das inspeções garantem uma alimentação adequada aos estudantes de Novo Gama.
“As fiscalizações não funcionam de forma punitiva, na realidade, é para saber como anda o funcionamento das cantinas. Nós vemos questões sobre higiene, a qualidade, recebimento, armazenamento e manipulação de alimentos, o uniforme das merendeiras e se as orientações das nutricionistas estão sendo cumpridas”.
O conselho é composto por 07 colaboradores e tem parceria com a Secretaria de Educação. O governo municipal tem como compromisso garantir o bom preparo dos alimentos, de acordo com as resoluções e orientações dos profissionais, a fim de oferecer uma alimentação de qualidade aos estudantes do município.