De acordo com a enfermeira de família da ESF 10, as unidades de saúde contam com todo o suporte necessário para realizar o acolhimento das pacientes
A Secretaria de Saúde de Novo Gama oferece diversos serviços de atendimento e acolhimento ao cidadão. Um dos mais procurados, atualmente, é o acompanhamento do pré-natal, que atende cerca de 989 gestantes em todo o município.
De acordo com a enfermeira de família da ESF 10, Pérside Sales, as unidades de saúde contam com todo o suporte necessário para realizar o acompanhamento com a equipe de enfermagem, conforme as recomendações do Ministérios da Saúde.
“Na unidade 10 do Lago Azul, a equipe faz questão que o atendimento seja multidisciplinar em conjunto com a gestante, com objetivo de oferecer um melhor atendimento respeitando as particularidades de cada paciente. Durante as consultas, prezamos por oferecer orientações socioeducativas, que abordam principalmente a saúde mental, sexual, nutricional, física e odontológica”.
A profissional explica ainda que são realizadas, no mínimo, seis consultas divididas em ciclos trimestrais, sendo que em cada um deles, o intervalo entre os encontros vai diminuindo gradativamente, conforme a evolução gestacional da paciente..
“Os exames solicitados são específicos em cada período. Desta forma, em sua primeira consulta são realizados todos os testes rápidos para IST’S, entrega dos medicamentos, preenchimento de caderneta da gestante e atualização do cartão de vacina. A partir da 32ª semana, as consultas passam a ser quinzenais e da 36ª semana passam a ser semanais”.
Geralmente as unidades acolhem as mulheres por meio de demanda espontânea ou quando encaminhadas por um ACS. Para ser acompanhada pelos profissionais, a gestante deve procurar a unidade de saúde mais próxima e realizar os exames necessários para dar início ao acompanhamento da gestação, a fim de promover uma gravidez e o nascimento de uma criança saudável.