NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 31/01/2023 EM Promoção Social e Cidadania
Entenda o que é e para que serve o Cadastro Único

De acordo com o setor, o departamento do Cadastro Único recebe cerca de 500 novos pedidos de inscrições

 

O Cadastro Único é um sistema que coleta informações relacionadas às famílias de baixa renda nos municípios brasileiros. Em Novo Gama, o Departamento do Cadastro Único - localizado na sede da Secretaria de Promoção Social - recebe cerca de 500 novos pedidos de inscrições e realiza mais de 1300 atendimentos de atualização todo mês.

 

De acordo com o coordenador do Departamento do Cadastro Único, Wagner de Jesus, as famílias cadastradas no programa podem participar de diversos benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

 

“O Cadastro Único é um programa que foi instituído pelo Governo Federal, com o intuito de cadastrar as famílias carentes dos municípios. Ao todo, são cerca de 25 benefícios no Cadastro Único, entre eles estão: Auxílio Brasil, Carteirinha do Idoso, isenção de taxa de concurso, desconto de água e luz”.

 

Importante ressaltar que o beneficiário do Auxílio Brasil precisa estar atento às condicionalidades necessárias para dar continuidade ao recebimento do benefício. Confira abaixo os requisitos que devem ser cumpridos:

 

- Realizar o acompanhamento de pesagem nas unidades básicas de saúde duas vezes ao ano - de março à maio e setembro à novembro;
- Ter frequência escolar de no mínimo 60% (alunos entre 04 e 05 anos) e de 75% (alunos entre 06 e 21 anos), na rede pública ou privada;
- Manter o cadastro único sempre atualizado a cada dois anos;

 

A coordenadora do Sistema de Condicionalidades do Programa Auxílio Brasil (SICON), Jhnany Erika Rocha, explica a importância de manter o cadastro atualizado.

 

"Os critérios que os beneficiários precisam estar cumprindo são na área da saúde, educação e atualização do cadastro. Enfatizo a importância de estar cumprindo com as condicionalidades. O não cumprimento pode resultar em bloqueio ou cancelamento do benefício”.

 

Para se cadastrar, o interessado deve comparecer ao Departamento do Cadastro Único com documento de identidade, cpf e comprovante de residência e solicitar um pedido, em seguida, a equipe realizará uma visita para avaliar a veracidade das informações apresentadas. Por fim, é necessário que o solicitante retorne à unidade para finalizar o cadastro.

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA