NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 05/02/2023 EM Saúde
CTA realizará evento em prol do ‘Carnaval Seguro’

A ação será realizada no dia 15 de fevereiro, em frente à Saneago, das 10h às 15h

 

No próximo dia 15, a Secretaria de Saúde, por meio do SAE/CTA, realizará o evento ‘Camisinha na Folia’, com objetivo de alertar a população quanto às IST'S, incentivar a testagem e o tratamento para casos de sorologia positiva.

 

A ação acontecerá em frente à Saneago, das 10h às 15h, e contará com a entrega de informativos, kit com preservativos masculino, feminino e lubrificantes; além de esclarecimentos de dúvidas e marcação de consultas.

 

A coordenadora do SAE/CTA, Márcia da Silva, explica que qualquer cidadão tem direito aos kits, desde que seja indicado para cada situação. “ A PrEP, por exemplo, é importante para pessoas com maior vulnerabilidade, podendo reduzir o risco de contrair HIV em mais de 92%, se tomada corretamente. Seu uso requer consultas médicas e realização de exames de acompanhamento periódicos”.

 

Já a PEP, é indicada em casos de emergência, para quem pode ter sido exposto ao HIV em situações como sexo desprotegido, violência sexual e acidente de trabalho. É tomada dentro de 72 horas após a exposição a uma situação de risco.

 

Para um carnaval seguro, previna-se! Curtir é bom, prevenir é ainda melhor.

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA