POSTADO EM 17/03/2023 EM Saúde
7ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Novo Gama

A ação aconteceu no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e contou com programação durante todo o dia.

Na manhã desta sexta-feira (17), foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Novo Gama, com objetivo de discutir os principais problemas que afligem a saúde da região. O evento aconteceu no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e contou com programação durante todo o dia.

As conferências municipais acontecem anualmente com temáticas definidas de acordo com o contexto atual. Neste ano, o tema abordado durante a cerimônia foi: ‘Amanhã vai ser outro dia’. De acordo com o secretário de Saúde, Júlio Campos, a ideia é trazer esperança para os moradores do município.

“O grande objetivo é chamar a participação da sociedade a participar das conferência de saúde para que possamos propor diretrizes para avançarmos na qualidade de assistência à saúde. Hoje temos como grande missão propor sugestões que venham atender as necessidades de saúde em nosso município, na macrorregião de saúde, ao estado e ao Governo Federal para que possamos garantir direitos e atender a população”.

O evento foi organizado especialmente para receber a comunidade. A programação contou com coffee break, apresentação cultural, palestras relacionadas às expectativas em relação ao futuro do País, a importância dos movimentos sociais na vida da comunidade, a luta pelos direitos e defesa do SUS e da democracia; além de debates sobre a inclusão de grupos minoritários na sociedade.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Beneilton de Souza, explica qual é a importância da participação popular durante as conferências e como o município pode ser beneficiado por meio dessas iniciativas organizadas em parceria com os poderes municipais.

“Os trabalhos iniciam nas pré-conferências, realizamos uma no Boa Vista, a qual contou com a participação de mais de 100 pessoas. Nós preparamos a população, conversamos sobre o Conselho de Saúde, junto com as instituições sem fins lucrativos, discutimos as falhas na saúde do município e por meio disso criamos propostas que são encaminhadas para a Conferência Municipal de Saúde – essas propostas são colocadas em pauta na plenária para serem aprovadas e encaminhadas para o estado de Goiás, e podem ser, futuramente, transformadas em leis”.

Após o almoço, aconteceu a apresentação das propostas sugeridas durante as pré-conferências, realização de moção de aplausos, lanche, eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Regional e apresentação cultural de encerramento.

Por fim, o secretário da pasta em evidência deixou um recado à comunidade presente.  “Quero pedir: participem! Nós precisamos que as coisas fluam, então não adianta eu entrar nas redes sociais, apontar que esse parafuso deveria estar aqui se eu não contribuir para que esse parafuso esteja aqui. Saúde a gente trabalha com diretrizes, portarias, leis e, acima de tudo, com humanidade. Então peço que vocês contribuam! Nós temos avançado, mas não é o suficiente. A saúde da população pede muito mais e somos nós que temos que apontar aquilo que precisamos”.