NOVO GAMA - GO

ACESSO À INFORMAÇÃO

POSTADO EM 22/03/2023 EM Promoção Social e Cidadania
Cras realiza evento para pessoas idosas no setor de Chácaras Araguaia

O evento contou com a presença de 70 idosos de vários bairros do município

 

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizou nesta quarta-feira (22), o Dia de lazer com as Pessoas Idosas do Centro de Convivência do Idoso, do Lunabel e Pedregal, a fim de oferecer  além de qualidade de vida, a interação entre a terceira idade e fortalecer a convivência familiar e social.

 

O intuito principal deste dia é promover mais qualidade de vida aos idosos do município e com isso manter os benefícios de um corpo em movimento e uma saúde mental ativa, evitando a incidência de distúrbios mentais que são potencializados na terceira idade.

 

A ação contou com apresentação de dança cigana, por uma participante do serviço de Convivência, café da manhã, jogos de dominó, dama, pega-varetas e xadrez; além de um delicioso almoço. Israel Oliveira, psicólogo do CRAS do Pedregal, diz que a importância de dias como esses são para estimular uma vida social mais ativa.

 

‘Vários idosos me procuram e uma das maiores queixas é a carência afetiva. Aqueles idosos que moram sozinhos, que raramente veem os filhos. Então momentos como esses são importantes no que se refere ao fortalecimento de vínculos. Com isso, eles têm certeza que podem contar conosco”, diz.

 

O dia de lazer foi marcado pela presença de 70 idosos de várias localidades do município, como Maria Francisca Alves dos Santos, moradora do Lunabel 3, que conheceu o projeto por meio da amiga e pôde prestigiar pela primeira vez.

 

“Fiquei sabendo desse projeto por meio da Selma. Ela disse para eu vir porque iria gostar, então fiz a minha inscrição para participar e hoje estou aqui. Estou achando ótimo! Vai me ajudar muito, porque preciso me divertir um pouco e cuidar da saúde. Eu custei foi entrar, agora em todos os eventos que fizerem estarei no meio” ressaltou.

 

O CRAS Lunabel e o Centro de Convivência oferecem serviços de ginástica, oficinas de música, pintura, artesanato, informática e palestras. Joarita Silva Gomes, moradora do Lunabel, ressalta a importância do projeto na vida dos idosos do município.

 

“Acho esses eventos muito bons! Participo da ginástica há muitos anos e mudou a minha vida e a minha saúde, porque eu sofria com dores na coluna. Depois disso eu melhorei bastante! Eu amo a ginástica e os projetos que são realizados pela Prefeitura. Hoje mesmo eu indiquei a uma senhora o projeto, ela me prometeu que vai fazer a inscrição. Sempre incentivo as pessoas de idade a fazerem, porque eu amo esse projeto”, reforçou.

 

O Centro de Convivência do Idoso está localizado na Vila União, ao lado do Caic, e funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA