A Secretaria do Meio Ambiente, em ação conjunta com a ONG Patas Acolhidas de Novo Gama, resgataram nesta quarta-feira (5), por meio de denúncia de moradores uma cadela abandonada no bairro do Pedregal, próximo ao Caic. A força-tarefa encontrou o animal debilitado em local sem cobertura, exposto a luz do sol.
Anselmo, biólogo e gerente de fiscalização ambiental do município relata que o abandono foi o fator principal para a doença do animal “nós recebemos o chamado e fomos averiguar. Chegando no local era uma cachorra muito machucada pelo abandono. Então entramos em contato com a Sheila, das Patas Acolhidas, e ela prontamente nos atendeu.”, disse.
A cadela foi encaminhada para ONG e recebeu os primeiros socorros na unidade que é preparada para receber animais nessas situações. O dono do animal não foi identificado. A operação contou também com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Neto Dantas e Alan Araújo, fiscal de meio ambiente do município.
Importante ressaltar que é crime, legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 98 (leis de crimes ambientais) e também pela Constituição Federal Brasileira, o abandono e maus-tratos de quaisquer animais silvestres ou domésticos.
Em caso de maus-tratos, vá até a secretária de Meio Ambiente ou na Delegacia mais próxima para lavrar um BO e denuncie!